terça-feira, 1 de julho de 2008

"Queimada viva" de Souad


Resumo/Biografia da escritora (história verídica):
"Quando o amor antes do casamento é sinónimo de morte". Souad nasceu e passou uma parte da sua vida na Cisjordânia. Cresceu com trabalho excessivo e violência quotidiana. Aos 17 anos comete o maior dos seus "erros": apaixona-se. Grávida vive atormentada pelo medo e pela incerteza. Após uma sentença decretada numa reunião de família, ela é regada e queimada com gasolina pelo cunhado. No entanto, sobrevive. No hospital é salva fisicamente e agora espera-lhe um novo desafio: uma nova vida num país ocidental. O choque de culturas é inevitável e os fantasmas do passado parecem inabaláveis. Os traumas ultrapassam os limites físicos e têm consequências sobretudo psicológicas impossíveis de esquecer.
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Li este livro em 2004, quando tinha apenas 12 anos. Ainda me lembro perfeitamente da história. Foi um livro que me comoveu, não só pela violência descrita aliado ao facto da minha idade ser inferior à da recomendada para o ler, como também pelos actos desumanos que são praticados. Este é um relato comovente e aterrador na primeira pessoa de uma jovem da qual o único crime foi amar antes do casamento. Este livro alerta-nos para a violência e discriminação que sofrem ainda mulheres em todo o mundo, reduzidas à submissão, pouco lhes resta senão a obediência. O crime de honra é muitas vezes dissimulado pelas próprias leis do país e condena milhares de mulheres à morte. O crime de honra não tem fronteiras! Este, sim, é um livro imprescindível capaz de consciencializar até os mais cépticos. Leiam, pois não vão ficar indiferentes!

1 comentário:

Pedro disse...

Estava a pensar oferecer este livro à minha mãe... Parece forte e emotivo, um choque violento. Eu próprio sinto-me fascinado pelo livro, e gostaria de lê-lo em breve...