sábado, 31 de janeiro de 2009

"Ética para um Jovem" de Fernando Savater



Ok, li este livro em menos tempo do que eu pensava.. era suposto le-lô aos poucos já que estou em época de testes.. mas ele é tãooooooo fininhoooo! ;b
Este livro versa, não sobre a Filosofia, mas sobre um dos temas que lhe está inerente, que é exactamente a Ética. Para mim este é um livro de referência. Savater escreveu-o para o seu filho de 15 anos, como forma de lhe explicar o que é a ética e a moral e qual a sua importância na sociedade e nas relações humanas. São muitos os conceitos transmitidos duma forma simples e através de bons exemplos, numa linguagem acessível e cativante. Embora o título do livro seja "Ética para um Jovem", eu acho que deveria ser "Ética para Todos" uma vez que o seu conteúdo diz respeito a todos e a todos pode ajudar. Podemos encontrar, por exemplo, explicações entre aquilo que "nos acontece" e aquilo que "podemos fazer" com o que nos acontece (diferença entre acontecimento e acção). Coisas como o conceito de liberdade, o de escolha, o de responsabilidade, de costume, o que é bom e que é mau, o que nos convém e o que não nos convém, também lá estão. Não é um emaranhado de conceitos, todos amontoados que este livro nos transmite, mas sim um encadeamento lógico e exemplificativo, como se de um diálogo se tratasse (mas que no fundo é mais um monólogo, visto que não há resposta do outro lado). Lê-se num ápice e ajuda-nos a sermos melhores, inclusivé para nós próprios, porque fazer as escolhas acertadas é um dos problemas que qualquer humano enfrenta diariamente. Era bom, mas mesmo muito bom, que os nossos Políticos, Deputados, Chefes de Estado e todos aqueles que são considerados "Homens de Poder" (e muitas das vezes, vá se lá saber porquê!) o pudessem ler e aprendessem com ele!
Recomendo!
_______________________________________
Neste momento, não vou pegar em livro nenhum (vamos ver quanto tempo lhes resisto) porque tenho de estudar. Quando me aptecer ler, agarro no livro de Biologia ou Química. Uff. (-.-)
Boas leituras! ;)
Sayounara.

3 comentários:

Pedro disse...

Já me recomendaram uns livros de Savater, mas estou à espera que mos emprestem... <_<

Unknown disse...

Ola :)
Tenho no meu blog um prémio para ti.
Boas leituras !!!

Unknown disse...

Prémio Dardos para ti no meu blog. Boas leituras ;) ***