domingo, 3 de agosto de 2008

"Três semanas com o meu irmão" de Nicholas Sparks e Micah Sparks


Resumo:
"Três semanas com o meu irmão" foi escrito por Nicholas Sparks em parceria com o seu irmão mais velho Micah. Este é portanto o livro da vida da família Sparks - e, como em todas as suas outras obras, há nele muito de autobiográfico, subjacente ao "enredo" que prende o leitor da primeira à última página: a partir de um convite/brochura que só não foi parar ao cesto dos papéis por mero acaso. Nicholas e Micah Sparks aceitam o desafio de uma viagem de três semanas à volta do mundo, a ter início no Hemisfério Sul e a terminar no Círculo Polar Árctico. Os dois irmãos, unidos desde a infância por uma sólida amizade e um forte conceito de união familiar, transformam esta viagem numa peregrinação interior e espiritual, num tempo de reencontro e reconciliação com o passado simultaneamente trágico e feliz que partilham.
A figura da mãe na sua infância, uma mulher simultaneamente terna e forte, que soube incutir-lhes o espírito do amor fraternal, a figura um pouco ausente do pai, as constantes mudanças de casa, escola e amigos, as dificuldades financeiras que faziam com que os brinquedos fossem escassos (e constituíssem, por isso mesmo, um estímulo imaginoso na ocupação dos tempos livres), a morte dos pais, a doença da irmã, o problema do seu próprio filho Ryan e o seu amor incondicional pela mulher - em muito de tudo isto o leitor se revê, identificando-se com uma simplicidade e uma franqueza narrativa tocante. Será este, afinal, o êxito da sua obra? Nicholas Sparks revela-se aos olhos dos seus leitores como um homem íntegro, apaixonado, responsável, terno e ao mesmo tempo com um espírito de aventura e rebeldia. Conhecedor minucioso dos cantinhos da alma humana, revela-se particularmente sábio quando se trata da alma feminina: só assim é possível que os homens dos seus livros sejam sabedores de como amar uma mulher, como fazê-la feliz, como surpreendê-la ainda que ao fim de muitos anos em comum.
----------------------------------------------------------------------------------
Biografia do escritor:
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Para os eternos fãs de Nicholas Sparks, ou mesmo para quem não conhece o autor, este é um excelente romance. Mais do que os relatos de uma viagem à volta do mundo, a obra relata uma viagem na vida de dois irmãos.
Através desta leitura, podemos conhecer melhor Nicholas Sparks e até entender a sua escrita. De facto, as inúmeras dificuldades e desilusões por que passou ao longo da vida explicam porque motivo os seus romances são sempre providos de tragédias.
Já li este livro em 2004, na altura arriscava.me a dizer que era o meu livro preferido, hoje, depois de já ter lido tantos livros, não posso dizer que seja o meu predilecto, mas está bem no topo das minhas preferências. Recomendo.o, porque realmente é maravilhoso! Se o comprarem, não se vão arrepender, garanto!
Uma excelente leitura!

3 comentários:

Pedro disse...

Fiquei mesmo interessado! Procurava um livro para ler de Nicholas Sparks, e pelos vistos encontrei o ideal...
Vou acarretar a tua sugestão. "Três Semanas com o meu Irmão" por parecer tão bom, "Um Momento Inesquecível" porque já o tenho em consideração há algum tempo e para experimentar!

Obrigado ;)

flicka disse...

Li este livro e adorei! Foi o primeiro livro que li deste autor, penso que foi a melhor forma de começar, pois assim passei a compreender melhor os outros romances do Nicholas Sparks, entre quais, "O diário da nossa Paixão" e "corações em silêncio". Por exemplo, este último livro, "corações em silêncio", foi inspirado do filho dele que tinha um atraso de desenvolvimento; as estratégias utilizadas pela mãe -a protagonista principal- em relação ao filho atrasado foram as mesmas que o autor tinha utilizado para o seu filho... Leia este último, recomendo-o vivamente!
Bjs

Katia Nagasakki disse...

Eu eu posso adquirir este livro no Brasil.....