segunda-feira, 30 de junho de 2008

"O Jardim Encantado" de Sarah Addison Allen


Resumo:
Num jardim escondido por trás de uma tranquila casa na mais pequena das cidades, existe uma macieira e os rumores que circulam dão conta de que dá um tipo muito especial de fruto. Neste encantador romance, Sarah Addison Allen conta a história dessa árvore encantada e das extraordinárias pessoas que dela cuidam...
As mulheres da família Waverley são herdeiras de um legado mágico — o jardim familiar, famoso pela sua macieira, que produz frutos proféticos, e pelas suas flores comestíveis, imbuídas de poderes especiais que afectam quem quer que as coma.
Proprietária de uma empresa de catering, Claire Waverley prepara pratos com as suas plantas místicas — desde as chagas que ajudam a guardar segredos até às bocas-de-lobo destinadas a desencorajar intenções amorosas. Entretanto, a sua idosa prima Evanelle é conhecida por distribuir presentes inesperados cuja utilidade se torna mais tarde misteriosamente clara. São elas os últimos membros da família Waverley — com excepção da rebelde irmã de Claire, Sydney, que fugiu da cidade há muitos anos.
Quando Sydney regressa subitamente a Bascom com uma filha pequena, a tranquila vida de Claire sofre uma reviravolta, bem como a fronteira protectora que erigiu tão cuidadosamente em redor do seu coração. Juntas uma vez mais na casa onde cresceram, Sydney reflecte sobre tudo o que deixou para trás ao mesmo tempo que Claire se esforça por sarar as feridas do passado. E em pouco tempo as irmãs apercebem-se de que têm de lidar com o seu legado comum para viverem as alegrias do futuro que se anuncia.
----------------------------------------------------------------------------------
Biografia da escritora:
Sarah Addison Allen nasceu e cresceu em Asheville, na Carolina do Norte, onde prepara actualmente o próximo livro. Os direitos de "O Jardim Encantado", o seu romance de estreia, estão vendidos para 15 países.
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Uma encantadora história que combina a culinária com a magia. É um romance que enfeitiça até o coração mais duro!

domingo, 29 de junho de 2008

"A um passo do abismo" de Mónica Sintra


Resumo:
... Este livro '' A um Passo do Abismo'' retrata uma história de uma adolescente fascinada desde muito cedo pelo mundo da música que sempre soube o queria para a vida. Mas não contava que a realização do seu sonho se fizesse acompanhar de um pesadelo longo e doloroso. Aos treze anos de idade e já inserida no meio artístico, exigente com a imagem, a pressão culminou com o aparecimento de uma anorexia a que se seguiria um processo de bulimia. Emagrecer nunca era demais. Ser magra significava beleza, aceitação e controlo sobre a própria vida. O relacionamento secreto com a alimentação e o corpo fez obscurecer todos os outros aspectos da sua vida, crivando-a de obsessões, vergonha e medo. Em "A Um Passo do Abismo" Mónica Sintra dá voz a um testemunho da sua luta contra uma doença que consome as suas vítimas em silêncio. Uma confissão sincera que pretende servir de ajuda a tantas e tantas pessoas que continuam a sofrer, longe dos pais, irmãos, amigos, namorados e maridos… Uma experiência pessoal carregada de informação sobre a prevenção e tratamento dos distúrbios alimentares e que propõe uma saída para as pessoas que dela sofrem. Um grito de alerta mas sobretudo uma mensagem de esperança sobre um problema que afecta solitariamente um cada vez maior número de pessoas.
----------------------------------------------------------------------------------
Biografia da escritora:
Mónica Sintra (Lisboa, 1978) é uma cantora portuguesa. Em 1992, pertenceu aos Jovens Cantores de Lisboa, e, nesse mesmo ano, participou num concurso musical do programa de televisão "Momentos de Glória", da TVI, onde obteve o primeiro lugar.
Presentemente continua a lançar álbuns de música portuguesa, a dar concertos e empresta ainda a sua voz a várias bandas sonoras televisivas.
A canção "Afinal havia outra" foi interpretada em versão inglesa pelo cantor David Fonseca a pedido dos Gato Fedorento e foi cantada na XXXVII Gala dos Tesourinhos Deprimentes.
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Bem, para ser sincera esperava mais. Quando soube que este livro tinha saido, corri o mais rápido que pude a uma Bertrand, e no entanto fiquei desiludida. De qualquer das maneiras gostei de saber como a escritora encarou a doença e a superou. Mónica Sintra conseguiu transferir perfeitamente os seus sentimentos para o papel. Recomendo a quem quiser saber mais acerca destas duas doenças: anorexia e bulimia. É sempre bom saber um pouco mais.

"A Marca do Assassino" de Daniel Silva


Resumo:
Numa altura em que o presidente dos Estados Unidos se encontra enfraquecido e à beira de uma derrota eleitoral algo vem transtornar ainda mais o ambiente que se vive. Um avião de passageiros é derrubado por um míssil balístico, disparado a partir de um iate que se encontrava ao largo de Nova Iorque. Isto vem reacender os interesses dos fabricantes de tecnologia militar que são, afinal de contas, os maiores financiadores de campanhas eleitorais nos Estados Unidos. Convencidos de que se trata de um acto terrorista com origem no Iraque ou na Líbia, Michael Osbourne, um agente da contra-espionagem especializado em Médio Oriente, é o escolhido para investigar o caso mas, surpreendentemente, ele acaba por perceber que as pistas que procura se encontram na própria Casa Branca. Entretanto a jornalista Susanne Dayton, a melhor amiga da mulher de Osbourne, investiga Mitchel Elliot, financiador de campanhas e dono de uma fábrica de sistemas de orientação de mísseis. E para dificultar ainda mais as investigações surge um misterioso terrorista, Outubro, disposto a fazer os possíveis e os impossíveis para que a verdade nunca se saiba.
----------------------------------------------------------------------------------
Biografia do escritor:
De nacionalidade americana, Daniel Silva é filho de pais açorianos imigrados em Massachussets e passou a infância no seio de uma comunidade de pescadores, com quem diz ter aprendido o valor do trabalho, da solidariedade e da fé em Deus. Escreveu oito bestsellers que alcançaram o top do New York Times.
Daniel Silva foi produtor executivo da programação da CNN em Washington e em 1987 foi nomeado correspondente no Médio Oriente, no Cairo. Viajou muito por toda a região, cobriu a guerra Irão–Iraque, o terrorismo e os conflitos políticos.
É casado com Jamie Gangel, correspondente nacional da NBC News “Today”.
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Este é um romance de espionagem muito bem recebido pela crítica norte-americana, com um final surpreendente e que me deixou, e, provavelmente deixará o leitor intrigado sobre até que ponto tudo isso pode, de facto, acontecer. Mais uma vez, um livro que se recomenda!
----------------------------------------------------------------------------------
Anexo:

sábado, 28 de junho de 2008

"A filha de Rasputine" de Robert Alexander


Resumo:
Depois de a fúria da Revolução Russa ter “varrido” Nicolau e Alexandra do trono da Rússia Imperial, foi criada uma comissão especial para investigar as “forças obscuras” que causaram a queda dos Romanov. A atenção centrou-se em Grigori Rasputine que, referenciado como “santo” e com poderes “sobrenaturais”, esteve sempre muito perto do trono. Sujeita a um interrogatório desta comissão Maria, a filha mais velha do célebre Rasputine, revela os segredos que marcaram as relações de seu pai com a família real russa. É também através dela que ficamos a saber qual foi a estratégia que ela usou para tentar salvar a vida de seu pai, cuja influência era preocupante para muitos, sem, no entanto o conseguir. Acabamos por ficar a saber ainda não só quem o matou, mas também, e sobretudo, que segredos perversos os seus assassinos escondiam.
----------------------------------------------------------------------------------
Biografia do escritor:
Ver: 28 de Junho.
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Achei este livro bastante enriquecedor. Foi o segundo livro de Robert Alexander publicado e também o segundo que li dele, e não me desiludiu de forma alguma. É um livro que retrata novamente a história da Rússia mas de uma perspectiva diferente. Desta vez centra-se em Grigory Rasputine e não na família imperial. Recomendo!
----------------------------------------------------------------------------------Anexo:

"The Kitchen Boy - Os últimos dias dos Romanov" de Robert Alexander

Resumo:
A 16 de Julho de 1918, o curso da história da Rússia mudou para sempre. Nessa noite, o czar Nicolau II e a sua família foram brutalmente executados pelos bolcheviques. Houve apenas uma testemunha - o ajudante de cozinha. Ele é a única pessoa viva que realmente sabe o que se passou. Que segredos nos serão revelados sobre os últimos dias dos czares? É que, apesar de já ter passado quase um século, a prisão e execução do czar Nicolau e da sua família continuam envoltas em mistério e fascínio.The Kitchen Boy é uma história baseada em factos verídicos, mas com a atmosfera e surpresas de um grande romance. Ou seja: o autor procurou, como ele próprio diz, “escrever um romance” em que utiliza a ficção “para resolver os mistérios que os factos deixaram por explicar”.
----------------------------------------------------------------------------------
Biografia do escritor:
Robert Alexander é licenciado em língua russa e escrita criativa pela Universidade Estatal de Leningrado. Trabalhou para o Governo dos Estados Unidos na antiga URSS, tendo, ao longo de 30 anos, viajado muito através da Rússia. Em 1990, constituiu com um amigo uma sociedade que, em Sampetersburgo, gere um armazém, presta serviços de despachante oficial de alfândega e detém uma clínica dentária e a Barabu, uma cadeia de cafés expresso, incluindo dois no Museu Hermitage e um na Fortaleza Pedro e Paulo. Nascido e criado em Chicago, Alexander vive agora em Minneapolis. O seu primeiro romance, The Kitchen Boy - Os Últimos Dias dos Romanov, editado pela Casa das Letras, foi best-seller nos Estados Unidos, tendo, em Portugal, vendido mais de dez mil exemplares.
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Na minha opinião, "The Kitchen Boy - Os últimos dias dos Romanov" é um excelente livro. Assiste.se a uma viagem no tempo que responde a muitas perguntas que foram colocadas a cientistas actuais. Para quem gosta de história, especialmente a que se relaciona com a vida de Nicolau II, último czar da Rússia, este é um livro indispensável! Simplesmente excelente!
----------------------------------------------------------------------------------
Anexo:

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Read to Grow Europe - "The gift of your book"

Olá! Bem, vamos lá a apresentações. Chamo-me Beatriz e tenho 16 anos. Criei este blog, talvez pelo desafio, ou mesmo, talvez pela necessidade de partilhar os meus gostos literários. Sempre gostei de ler, desde pequenita, e, felizmente esse gosto não se desvaneceu com o tempo. Comecei desde cedo com a colecção "Os Cinco". Com dez anos já lia livros mais complexos tal como: "Baunilha e Chocolate" de Ana Meireles.
O meu objectivo com a criação deste blog é que as pessoas percebam o quanto é importante ler, criar hábitos de leitura e enriquecer a própria cultura. Neste blog, vou postar resumos de livros, biografias de escritores, opiniões, (...).
Anteriormente, tive um blog com o mesmo objectivo, com o mesmo slogan e com o mesmo nome, no entanto, como mudei de servidor, apaguei o blog, mas sinto-me novamente encorajada para iniciar outro. Inspirei-me mais uma vez num site e vou postar as ideias principais.
----------------------------------------------------------------------------------
"We believe that teaching people from developing countries to support and educate themselves is very important. Through education, these countries can grow to become stronger, more self-sufficient and no longer depend on help from others. Read to Grow contributes to this philosophy by supporting small-scale projects with high quality English and French books."
"There are still so many adults and children who go through life without ever having read a book. In developing countries, books are scarce and very expensive. With providing books, Read to Grow's goal is to help people to get out of the vicious circle of poverty and illiteracy. Everyone should be able to develop their talents and bringing change to their community through knowledge and experience."
***