sábado, 22 de novembro de 2008

"O último Verão (Teu & Meu)" de Ann Brashares

Resumo:
Em Waterby, Fire Island, os ritmos e os rituais do Verão são os mesmos de sempre: o cerimonial das chegadas e das partidas de ferry; os jantares no clube náutico com vistas de cortar a respiração; o decreto contra o uso de sapatos; e o desfile de miúdos bronzeados e cobertos de areia, que se tornam maiores de idade na praia. Passada neste cenário cheio de vida, O Último Verão é a história encantadora - e comovente - da amizade entre três jovens, para quem o Verão e aquele lugar significam tudo. As irmãs Riley e Alice voltam todos os anos à modesta casa de praia dos pais. Riley é nadadora-salvadora e uma maria-rapaz, sempre pronta para nadar à noite, velejar com vento forte ou correr pela praia. A bonita Alice é meiga, gosta de ler e de meditar, e venera a irmã mais velha. E, na enorme casa que ofusca a humilde habitação delas, vive Paul, um amigo tão importante para ambas como o próprio local. Depois de alguns anos afastado, Paul volta finalmente à ilha. Mas o seu regresso marca uma estação de tremendas mudanças e, quando uma atracção que ferve em lume brando e um grande segredo colidem, os três amigos são lançados num mundo desconhecido, um mundo em que o seu refúgio de Verão já não os pode proteger. Com afecto, humor e sabedoria, Brashares faz-nos sentir as alegrias e as torturas do amor. Recorda-nos a força e os espinhos da amizade, a dor da perda e o peso dos laços familiares. Profundo e comovente, O Último Verão é uma celebração sentida do Verão e da nostalgia da juventude.
----------------------------------------------------------------------------------
Biografia da escritora:
Ann Brashares é autora dos bestsellers juvenis "Quatro Amigas e um Par de Calças", "O Segundo Verão das Quatro Amigas e um Par de Calças", "O Terceiro Verão das Quatro Amigas e um Par de Calças" e "Forever in Blue", com milhões de leitores. Esta colecção, que capta de forma poderosa as complexidades emocionais da amizade feminina e do amor juvenil, vendeu, só nos Estados Unidos, mais de oito milhões de exemplares. Com "O Último Verão", cujos direitos já foram cedidos para 15 países, apresenta um novo grupo de personagens e de relacionamentos adultos, tão encantadores quanto inesquecíveis. Ann Brashares vive em Manhattan e passa os verões em Fire Island, Nova Iorque.
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Achei um livro muito "querido", não só pela história em si, mas também pelas personagens que têm um carácter maravilhoso. Apaixonei-me completamente por elas. *.*
É um romance que quando se começa a ler não se consegue deixar de lado. "É perfeito para ler sob um guarda-sol".

3 comentários:

flicka disse...

Eu li "Quatro amigas e um par de calças" há uns anos e lembro-me ter gostado muito destas quatro amigas! Era uma história diferente e original... Mas desisti de ler o segundo e o terceiro. O primeiro já me basta. :)

Sandra Dias disse...

Não me lembro de ver este livro à venda e repaei que até é recente! Estranho...
Mas lendo a tua opinião deu para perceber que é daqueles que se lê muito bem no sofá com uma mantinha bem quente pelos joelhos... de aconchegar a alma.
Sandra
http://vidasdesfolhadas.blogspot.com/

Anónimo disse...

Li o Ultimo Verao e adorei . É bom saber que ainda há gente em Portugal que se interesse pela leitura (: