domingo, 29 de junho de 2008

"A Marca do Assassino" de Daniel Silva


Resumo:
Numa altura em que o presidente dos Estados Unidos se encontra enfraquecido e à beira de uma derrota eleitoral algo vem transtornar ainda mais o ambiente que se vive. Um avião de passageiros é derrubado por um míssil balístico, disparado a partir de um iate que se encontrava ao largo de Nova Iorque. Isto vem reacender os interesses dos fabricantes de tecnologia militar que são, afinal de contas, os maiores financiadores de campanhas eleitorais nos Estados Unidos. Convencidos de que se trata de um acto terrorista com origem no Iraque ou na Líbia, Michael Osbourne, um agente da contra-espionagem especializado em Médio Oriente, é o escolhido para investigar o caso mas, surpreendentemente, ele acaba por perceber que as pistas que procura se encontram na própria Casa Branca. Entretanto a jornalista Susanne Dayton, a melhor amiga da mulher de Osbourne, investiga Mitchel Elliot, financiador de campanhas e dono de uma fábrica de sistemas de orientação de mísseis. E para dificultar ainda mais as investigações surge um misterioso terrorista, Outubro, disposto a fazer os possíveis e os impossíveis para que a verdade nunca se saiba.
----------------------------------------------------------------------------------
Biografia do escritor:
De nacionalidade americana, Daniel Silva é filho de pais açorianos imigrados em Massachussets e passou a infância no seio de uma comunidade de pescadores, com quem diz ter aprendido o valor do trabalho, da solidariedade e da fé em Deus. Escreveu oito bestsellers que alcançaram o top do New York Times.
Daniel Silva foi produtor executivo da programação da CNN em Washington e em 1987 foi nomeado correspondente no Médio Oriente, no Cairo. Viajou muito por toda a região, cobriu a guerra Irão–Iraque, o terrorismo e os conflitos políticos.
É casado com Jamie Gangel, correspondente nacional da NBC News “Today”.
----------------------------------------------------------------------------------
Comentário:
Este é um romance de espionagem muito bem recebido pela crítica norte-americana, com um final surpreendente e que me deixou, e, provavelmente deixará o leitor intrigado sobre até que ponto tudo isso pode, de facto, acontecer. Mais uma vez, um livro que se recomenda!
----------------------------------------------------------------------------------
Anexo:

Sem comentários: