quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

"Assim são os Homens" de Elinor Lipaman













Adele, Lois e Kathleen são três irmãs de meia-idade que partilham uma existência tranquila. Mas tranquilidade não é de todo o que Harvey Nash tem em mente. Quando regressa trinta anos depois de ter abandonado Adele, com o intuito de declarar os seus remorsos, depressa as três mulheres se apercebem de que ele continua o mesmo coleccionador de namoradas alérgico a compromissos. O que elas não sabem é que ele vai também desencadear uma sucessão ede onnos ctre desencontros amorosos, tão divertidos quanto surpreendentes. Assim São os Homens encontra-se publicado em França e na Alemanha, e os direitos cinematográficos foram adquiridos pela Universal.
____________________________________

Elinor Lipman é uma escritora de que nunca tinha ouvido falar. Uma escrita muita semelhante à de Lauren Weisberger de "O Diabo Veste Prada". Esta obra trata-se de uma comédia com uma componente de alguma forma satírica sobre as relações conjugais e a forma como os homens convivem com isso. Harvey Nash é mais um no meio de tantos outros com relações extra-conjugais e "alérgico a compromissos". No entanto, Adele e as irmãs que já o conhecem bem acabam por levar estas vivências como aprendizagens para a vida. 
Uma obra, que na minha opinião, tem um "je ne sais quoi" muito próprio no entanto apenas recomendaria a quem queira ler um livro para rir aos poucos e entrelinhas.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

"Uma Vida ao Teu Lado" de Nicholas Sparks

Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever... se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos.
Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros. Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morreu há 9 anos, materializar-se a seu lado. Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele mas agarra-se às suas delicadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão.

Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória.
Uma viagem extraordinária aos limites mais profundos do coração humano pela mão de Nicholas Sparks. 
____________________________________

Que eu tenho ídolos de literatura estrangeira não é novidade nenhuma. Que eu tenho livros de me deixar de lágrima no olho na última página também não. Nicholas Sparks é um dos escritores que me faz rir e chorar a pedir por mais. Tudo isto num único livro.

"Uma vida ao teu lado" é um livro maravilhoso. Quatro vidas e dois casais separados pela linha do tempo, semelhantes mas diferentes: Luke/Sophia, Ira/Ruth. Ao longo do livro Nicholas Sparks alterna a história entre estes dois casais. Os apaixonados Luke e Sophia que descobrem o amor entre si e o passado apaixonante de Ira e Ruth que nos leva refletir sobre a solidão dos idosos. Que o passado e as memórias ainda são sinónimo de conforto, o que nos aquece o coração e enche a alma.
Luke, um montador de touros e Sophia, uma estudante universitária. Um encontro improvável e uma história de amor que nasce entre o risco e o medo. Ira, um idoso na casa dos noventa anos, e Ruth a sua falecida esposa que o conforta quando Ira sofre um acidente.
Mais uma excelente obre deste escritor que como sempre está de parabéns!

"Uma vida ao teu lado" teve adaptação cinematográfica que a meu ver até esta bem traduzido no ecrã. No entanto, leiam o livro! E depois, só depois, vejam o filme!

Voltar é ser feliz!

De volta,
Aqui,
É sinómino,
De ser feliz.

Seis anos se passaram e é incrível como o tempo corre. Passa sem darmos por ele, andamos em contra-relógio e à vezes até em contra-mão.. como se o ontem não existisse e o amanhã fosse uma utopia. Vivemos momentos de felicidade imensa e tristeza passageira! Todos os dias são únicos, todos os segundos, minutos, horas e dias contam.
Após meia dúzia de anos ausente muitas coisas mudaram na minha vida. Licenciatura feita, trabalho em mãos, enfermagem a tempo (quase) inteiro. "Hospital"; "Pessoas"; "Doentes"; "Carinho"; "Cuidar"; "Salvar"; "Amor"; "Famílias"; "Morte"; "Trabalho"; "Esforço"; "Dedicação";... Palavras que começaram a fazer parte do meu dia-a-dia desde há dois anos para cá e como nunca antes. 2014 foi um ano de grandes mudanças, de muitas aprendizagens, uma panóplia de bons costumes, de realização, de amor pelo próximo. Amar o que se faz é meio caminho andado para a felicidade!
E pois bem, com tanta mudança o blogue ficou de lado durante estes anos mas as leituras embora tenham estado em modo câmara lenta não foram esquecidas. Muitos livros li desde o meu último post e, para já, vou opinar sobre muitas leituras, sugerir, recomendar e até ironizar.  A estante está cada vez mais rica, carregada de belas histórias e envolta em mistérios! Que assim continue a ser.

Sayounara.